domingo, 25 de julho de 2010

Síndrome da Alienação Parental




Diante da discussão temática que urge, O CRP 08, OAB e CRESS se uniram para realizar um evento que deu o que falar em Foz do Iguaçu. A idéia surgiu através do Presidente da ong APASE, que vem levantando a importãncia do tema, Analdino Rodrigues. Através dele, Tathiana de Arêa Leão (advogada, coordenadora do curso de Direito da UNIFOZ e integrante da diretoria da OAB) e Mara Baran (psicóloga e representante setorial de Foz do Iguaçu), organizaram o evento, que contou com a ilustre presença do Dr Waldir Guisard Filho, professor e autor de livros sobre Guarda Compartilhada. As inscrições se esgotaram rapidanemte e mesmo ampliadas o número de vagas para a sala reservada no Hotel Internacional, não supriu a demanda de estudantes e profissionais do Direito, Psicologia e Serviço Social, além das pessoas da comunidade que estavam interessadas na temática.

Depressão - Análise do Comportamento




Promovido pela psicóloga Fabrícia através do CIPAC, aconteceu em 2008, nas dependências do Hotel Rafain BR. Momento de encontro e conhecimento para psicólogos e estudantes de Foz do Iguaçu e região.

Dia do Psicólogo 2007, 2008 e 2009

VII Congresso Nacional de Psicologia 2010

Aconteceu em Brasília, e desta vez, tivemos duas psicólogas, entre os representantes do Paraná escolhidos. A atual representante setorial de Foz do Iguaçu, e a atuante psicóloga Priscila (do Gerando Saúde Mental), vice-presidente do COMUS - FOZ.

VI Congresso Nacional de Psicologia 2007


Aconteceu em Brasília, e nós estávamos lá. Entre os representantes escolhidos em nome do Consehlo Regional de Psicologia 08, entre os psicólogos do estado, Karine Belmont Chaves, representante setorial de Foz do Iguaçu em atividade.




Psicologia Jurídica





Os psicólogos Werner Olinto Braga e Karine Belmont Chaves, resolveram ousar e trazer o renomado psicólogo Alvino Augusto de Sá, doutor/ professor da USP, autor de livros como "Criminologia Clínica e Psicologia Criminal", paea suprir as carências temáticas da Psicologia Jurídica. Estudantes de Psicologia e Direito, curtiram muito o evento, que aconteceu no Hotel Bella Itália, além de outras pessoas interessadas da comunidade.

Curso de Tanatologia

Promovido pelo CRP 08 em Foz do Iguaçu, em 2007, ministrado por Thereza...

Curso de Avaliação Psicológica


Promovido pelo CRP 08 em Foz do Iguaçu, em 2007, ministrado pela especialista Adriane Picheto Machado, aconteceu nas dependências da Faculdade Cesufoz.

Comissões do CRP 08 em Foz do Iguaçu

Não ao ato médico






Em 19 de junho de 2010, tivemos na Faculdade Anglo-Americano, uma discussão sobre o ATO MÉDICO. Organizada pela representante do CRP 08 em Foz do Iguaçu, Mara Baran, contou com a presença do psicólogo Dionísio Banaszewski, que já foi nosso presidente do CRP08 (Curitiba) e do advogado Waldemar Ernesto Feiertag Junior (professor na UNIFOZ). Alunos da Psicologia, puderam participar, além de profissionais, dessa questão que urge mais e mais mobilizãção, e se refere á um projeto de lei que restringe a ação de muitos profissionais, detendo o médico poder sobre muitas ações da esfera da saúde.
Muitos profissionais, bem como estudantes (futuros profissionais), ainda não sabem do que se trata a questão, e desconsideram o fato de que influi diretamente na sua prática profissional. Imaginem, por exemplo, o psicólogo não poder diagnosticar uma depressão (ou outras doenças do universo psi),sendo necessário a ação médica para diagnóstico, tratamento ou encaminhamento? Se trata de centralizar o poder no médico, afetando uma variedade de profissões, como enfermagem, nutrição, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, etc.. Se as pessoas já tem dificuldades nas consultas médicas no país de forma geral, imaginem se todas as questões tiverem que passar antes pelo médico... e os outros profissionais numa posição de passividade, servindo ao "bel desejo" dos médicos.

Ainda dá tempo de reverter, antes de ser aprovado!!!!!!!!!!!!!!!! Mas todas as pessoas precisam se posicionar. Atualize-se e divulgue!

Informações no site: http://www.naoaoatomedico.org.br

"O Projeto de Lei do Senado Nº 268/2002 (PLC nº 7.703-C/2006), que institui o Ato Médico, já sofreu algumas modificações ao longo de sua tramitação no Congresso Nacional, mas ainda condiciona à autorização do médico o acesso aos serviços de saúde e estabelece uma hierarquia entre a medicina e as demais profissões da área.

O Conselho Federal de Medicina - CFM afirma que a medicina precisa regulamentar o exercício de suas práticas profissionais, utilizando o argumento histórico de que há dois mil anos não existia um rol de profissões ligadas à saúde, ficando todo diagnóstico e prevenção sob controle dos médicos, num claro objetivo de retomar o controle do mercado.

Em campanha contra essa proposta e trabalhando com base no princípio da multidisciplinaridade na promoção da saúde, adotado pelo SUS - Sistema Único de Saúde, profissionais de diferentes categorias da área de saúde defendem que o CFM se volte para o campo democrático do debate e trate o assunto com uma visão menos corporativista, na tentativa de ampliar a discussão para melhorar o atendimento aos cidadãos. Os médicos podem e devem trabalhar a regulamentação de sua profissão, como forma de a sociedade reconhecer a competência específica desses profissionais, mas não em detrimento de qualquer outra profissão na área da saúde.

O texto atual do PL propõe o retorno a um modelo falido de atenção à saúde, centrado no atendimento clínico, individual, medicamentoso e hospitalocêntrico, o qual não encontra respaldo nem nos organismos internacionais de saúde nem na legislação brasileira, que se valem de um conceito ampliado de saúde e de cuidados.

A discussão envolve todos os profissionais de saúde. A luta tem de ser a favor de ações de saúde que possam tornar o atendimento mais democrático, amplo e eficaz. Os Conselhos permanecem em constante campanha contra o projeto do Ato Médico, demonstrando que o conceito de saúde é muito mais amplo do que apenas o de ausência de doença."

"

Café Filosófico

Este é um evento que por muito tempo aconteceu em Foz do Iguaçu. Precisamos ver os registros para recordar as datas... mas duante algum tempo ele aconteceu na Família Maram, na Trigo & Cia, e no Pizza Park.

Vamos procurar informações de seu antigo projeto, e fotos de alguns eventos realizados pra compartilhar aqui. Também sabemos que ele teve sementes, e muitos levaram a idéia para outros lugares, como o psicólogo Taciano, que o concretizou numa cidade do interior de São Paulo.


Café Filosófico, realizado em maio de 2006, com a participação da psicóloga Ana Paula Fernandes de Abreu, no Pizza Park, com a participação de estudantes de Pisoclogia e da cominidade em geral.




Flávio Dantas de Araújo

Psicólogo que ficou na história.
Vamos levar um tempo pra colocar aqui todos os trabalhos que ele desenvolveu junto à categoria e à comunidade em Foz do Iguaçu, mas, para se ter uma idéia, ele recebeu homenagem, dando seu nome ao CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial, que funcionava nobairro Morumbi.
Tinha participação ativa no Conselho Regional de Psicologia, sendo conselheiro, e também representante setorial local. Participava ainda das questões de saúde pública, compondo o Conselho Municipal de Saúde (COMUS).

Confira: http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br/orgaos_oficiais/diario/edicoes_anteriores/Edicao_609/Executivo_609.htm

Sindicato dos Psicólogos

Necessário esclarecer a velha confusão entre atribuições dos conselhos e dos sindicatos. Retiramos do site do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, e se encontra entre uma das dúvidas mais frequentes:

"Em primeiro lugar, precisamos estabelecer a diferença entre o Sindicato e os Conselhos Regionais de Psicologia. Os Conselhos existem para orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão, a inscrição é obrigatória; sem a inscrição e o pagamento da taxa correspondente o psicólogo não poderá exercer a profissão. No caso do Sindicato, ele existe para organizar e defender os interesses da categoria nos assuntos trabalhistas, seja no setor público, privado ou entre os chamados “autônomos”. A filiação ao sindicato é facultativa. Nesse sentido, o imposto sindical previsto no Artigo 579 da CLT é compulsório a todos os trabalhadores, sejam eles sindicalizados ou não; e equivale, em média, a um dia de trabalho. Assim, podemos considerar que os sindicatos e os conselhos são aspectos complementares de uma mesma realidade, a da profissão de Psicólogo."

Mais informações sobre o sindicato:
Acesse: http://www.sindypsipr.com.br/

Representação setorial

O Conselho Regional de Psicologia, da região 8, correspondente ao Paraná, tem sua sede em Curitiba, e subsedes em Londrina, Maringá e Cascavel. Outras regiões do estado, são amparadas por epresentações Setoriais. No estado, temos 10 representações setoriais, sendo: Campos Gerais e Campo Mourão, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Sudoeste, Norte Pioneiro, Litoral, Paranavaí, União da Vitória e Umuarama.

Em Foz do Iguaçu, a representação setorial ainda não conta com local específico, mas os contatos são realizados através de seu representante. As reuniões atualmente são realizadas em salas locadas de hotéis, mas por muitos anos foi improvisada, contando com a casa de psicólogos, ambientes de seus prédios, e entidades que por muitas vezes cederam lugar para que os encontros acontecessem. Essas reuniões são destinadas aos profissionais da categoria, mas hoje existem trabalhos que também contam com a força dos estudantes.

As pessoas da comunidade, da sociedade civil, podem recorrer ao representante setorial dos psicólogos da região para esclarecerem dúvidas, obterem informações sobre trabalhos e profissionais da Psicologia, e ainda podem recorrer no caso de´orientações sobre denúncia de profissionais que estejam inscritos, que suspeitos de faltas éticas.

A atual representante/ Contato Representação Setorial -

Representante efetiva: Mara Julci K. Baran
Representante suplente: Serena Nogueira e Silva Bragança

Telefone: (45) 8809-7555
E-mail: fozdoiguacu@crppr.org.br

Conselho Regional de Psicologia


Descreve o Art. 9º da Lei 5766/71:
a) organizar seu regimento, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;
b) orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em sua área de competência;
c) zelar pela observância do código de ética profissional, impondo sanções pela sua
violação;
d) funcionar como tribunal regional de ética profissional;
e) sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à orientação e fiscalização do
exercício profissional;
f) eleger dois delegados-eleitores para a assembléia referida no artigo 3º;
g) remeter, anualmente, relatório ao Conselho Federal, nele incluindo relações atualizadas
dos profissionais inscritos, cancelados e suspensos;
h) elaborar a proposta orçamentária anual, submetendo-a à aprovação do Conselho Federal;
i) encaminhar a prestação de contas ao Conselho Federal para os fins do item "q" do art. 6º.


Mais informações:
http://www.crppr.org.br/pagina.php?idF=43&idCat=20

Sobre sua composição:(retirado do site acima)

"Estrutura do Conselho Regional de Psicologia - 8ª Região:

- Plenário: composto pelos conselheiros efetivos, é o órgão deliberativo do CRP-08. O número de conselheiros do CRP-08 será fixado de acordo com os critérios estabelecidos pelo CFP. Para cada Conselheiro Efetivo será eleito um suplente.

No CRP-08 são 9 conselheiros titulares e 9 conselheiros suplentes.
- Diretoria: órgão responsável pela operacionalização das diretrizes e decisões do Plenário, é constituída de Presidente, Vice-presidente, Secretário e Tesoureiro, eleitos anualmente pelo Plenário, em escrutínio secreto, sendo elegíveis apenas os Conselheiros efetivos.
- Comissões: para a consecução de seus fins, o CRP-08 disporá de Comissões permanentes e especiais.
São permanentes as Comissões de Ética (COE) e de Orientação e Fiscalização (COF), e especiais as demais, criadas por iniciativa do Plenário para atender a objetivos especificados no ato administrativo que as instituir.
- Subsedes: Londrina, Maringá e Cascavel.
- Representações Setoriais: dez setoriais no Estado, sendo: Campos Gerais e Campo Mourão, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Sudoeste, Norte Pioneiro, Litoral, Paranavaí, União da Vitória e Umuarama.
- Congressos,

- Assembléias.

- Grupos de Trabalho

- Assessorias: Jurídica e Comunicação Social."

Sistema Conselhos


O que é o Conselho Federal de Psicologia?
"O Conselho Federal de Psicologia é uma autarquia de direito público, com o objetivo de orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão de psicólogo, zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão."

Onde está previsto?
Na Lei 5.766 de 20/12/71, que disponibiliza sobre a criação do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais de Psicologia.
"A partir dessa lei define-se que os Conselhos em questão são dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira.
Esta lei ainda esclarece em seus artigos as atribuições e funções dos membros dos Conselhos e como devem ser realizadas as eleições para a escolha dos novos componentes."

Acesse: www.pol.org.br
http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/lei_1971_5766.pdf

Olá amigo Psi, ou visitante!

A idéia desse blog, é registrar a história da Psicologia em Foz do Iguaçu.
Tem muita história! Tem muitos psicólogos(as) atuantes!
Tem PSICOLOGIA contribuindo e acompanhando o desenvolvimento psicossocial nesta cidade!
Não dá pra esquecer, não dá pra não anotar, não dá pra não participar!
Pois ele não será feito por um único psicólogo(a). Você pode contribuir e postar direto, em comentário, ou enviar para nosso email para que editemos sua contribuição: psicologiafoz@hotmail.com
Teremos aqui informações diretas da Representação setorial do CRP 08 em Foz do Iguaçu, referentes à política nacional e estadual da categoria, e ainda das questões do município. Incluiremos notas e pautas das reuniões e comissões.
Ainda, teremos informações do sindicato dos psicólogos.
E mais: todos os psicólogos poderão enviar notas de eventos, cursos, palestras... tudo que anda aconcetecendo no universo psi, principalmente em Foz do Iguaçu.
E os alunos também são bem-vindos por aqui!
E os visitantes, são essenciais neste processo de construção!
Vamos lá! Você é parte desta história!